sábado, 26 de novembro de 2011

Inteira liberdade e independência? Nem tanto...

É ilusão imaginar que se possa escrever, e publicar, com "inteira liberdade e independência"... A "inteira liberdade..." é adstrita a consequências eventualmente provocadas pelo que se escreve.
Quando decidi excluir o blog, que tinha por tema protestar contra a corrupção, o fiz por recear algum tipo de consequência. Entretanto, tudo que escrevi, em mais de trezentas postagens, foram somente comentários onde expunha, o mais didaticamente possível, os meandros de atos de gestão contaminados pela corrupção; e os mecanismos de controle, legalmente vigentes, pelos quais teria sido possível, ao Poder Público, impedir a concretização do mal feito.

Meu ponto de partida eram, sempre, acórdãos publicados pelo Tribunal de Contas da União e respectivos relatórios de auditoria onde se comprovava a  malversação escandalosa do dinheiro público. Ou seja, não era, eu, a responsável por qualquer denúncia (Haja coragem!); apenas esmiuçava indigestos relatórios técnicos, tentando tornar o assunto palatável. Mesmo assim, a certa altura, percebendo que  fazer "caixa dois", com superfaturamento e repasses de recursos públicos a fundo perdido, tornara-se medida corriqueira, do tipo "os fins justificam os meios", optei por excluir meus artigos.

Afinal, sou, somente,  uma cidadã indignada, não tenho o suporte de uma instituição com um departamento jurídico capaz de responder a uma eventual interpelação. Melhor prevenir porque, em 40 anos de Serviço Público, meu único patrimônio é a experiência.

E há um problema de fundo, nesse cenário de corrupção, que é a arrogância, a desinformação e a incompetência. E, um indivíduo arrogante que se julgue atingido em sua vaidade, reagirá, antes, pelo orgulho ferido do que por vergonha do ato praticado; e a retaliação não se fará esperar.

Corruptos arrogantes, arrogantes honestos,  ingênuos desinformados embriagados pela proximidade com o poder e que não conhecem absolutamente nada de administração pública...Tem razão um ex-colega de trabalho, piadista, que vivia repetindo: "Tem gente que acha bonito ser feio."  E eu completo: tem gente que se compraz na ignorância.

Agora mesmo, vimos, no noticiário, um ministro quase em lágrimas, se dizendo atacado, no episódio da substituição do BRT pelo VLT, ou seja, um projeto de 489 milhões daria lugar a um projeto de 1,2 bilhão...E não se pode questionar?

Nenhum comentário: