terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Liberdade, liberdade...

Há quem prefira o monocromático entediante: todos pensando identicamente, defendendo as mesmas certezas... Entendo que se deva respeitar até mesmo essa preferência...Mas somente até um certo limite. 

Afinal, quem repudia tudo o que é diferente está, sempre, a um passo do fanatismo, portanto, um risco potencial para o direito que nós, os outros, temos de gostar de todos os tons e sons que pontuam todas as expressões da natureza, tudo o que a nossa percepção consiga divisar. 

Acredito que exista uma certa preguiça mental nos que se refugiam na mesmice das certezas... Será que leem o suficiente, será que buscam informações? Provavelmente não... não querem expor suas convicções a outros pensamentos, não querem iluminar e arejar suas mentes sombrias. São alvos fáceis dos que "vendem" vantagens e milagres, apesar do que está previsto no art. 171 do Código Penal Brasileiro, que assim define o crime de estelionato:

"Obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento."

É que a Constituição Federal ao assegurar, em seu art. 5º, a liberdade religiosa, indiretamente, dá abrigo a oportunistas que amealham fortunas iludindo esses incautos preguiçosos que se sujeitam a qualquer "cabresto", desde que permaneçam confortáveis em seus "cinquenta tons de cinza" (rrrsss).

"Art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;". 

Por causa desses "preguiçosos", os demais correm risco de ter restringido seus direitos, assegurados pelo mesmo art. 5º.

E aí? Onde buscar socorro se nem a Constituição garante o que pretende garantir?

O Meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra, afirma o salmista (Salmo 121). 

Todavia, o Senhor, além do céu e da terra, criou o ser humano dotando-o de equipamento corporal e capacidade de pensar. Portanto, esse ser humano não deve depositar todas as suas expectativas aos pés do "Divino" a pretexto de, assim, eximir-se de suas responsabilidades.

Aliás, para quem busca, na Bíblia, todas as respostas e, a pretexto de segui-la ao pé da letra, constrange e persegue o seu semelhante...Nada mais surreal! Afinal, a bíblia é um verdadeiro manual de boas maneiras, ditando regras de convivência e respeito ao próximo, nas palavras do Mestre Jesus:

"...O que queres que vos faça, façais ao próximo... " (Mateus 7:12); 

"...Reconcilia-te com teu inimigo enquanto estás com ele no caminho..." (Mateus 5:25); 

"..tira primeiro a trave do teu olho e então cuidarás de tirar o argueiro do olho do teu irmão..." (Mateus 7:5);

"...Sede, pois, perfeitos como vosso pai que está nos céus, que faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos..." (Mateus 5:45).

Nenhum comentário: