segunda-feira, 8 de abril de 2013

Na Bíblia, crueldade, violência, injustiças incompatíveis com o direito e com valores da civilização

Paradoxalmente, a eleição do Pastor Marcos Feliciano, para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, pode ser vista positivamente por ter suscitado discussões acirradas a cerca dos temas "direitos", "intolerância", "liberdade de expressão"... E mais, os intolerantes saíram do armário e exibiram, orgulhosamente, as próprias limitações.

Com alguma frequência, tenho escrito sobre o assunto "religião" ou, melhor dizendo, sobre a forma com que  religiões são praticadas, em nosso país multicultural, ferindo o direito de muitos e contribuindo para sustentar a ignorância de adeptos, enquanto líderes religiosos enriquecem ilicitamente: do que precisamos? Mais templos ou mais escolas de qualidade?

E, por essa indagação, propus avaliar o desempenho das igrejas, tal como se avalia o desempenho das nossas escolas.

O que incomoda, a quem ouse pensar, é o fato de o número crescente de denominações e templos, se multiplicando vertiginosamente, não corresponder à "pacificação" das personalidades: a violência é crescente e os crentes insistem em um diagnóstico: "Isso é falta de Deus". Pode ser mas, falta de igreja não é, em cada beco, em cada esquina, avista-se uma placa, um convite à prosperidade,  à saúde...

Afinal, o que ensinam as igrejas e a Bíblia? Quantos pastores estariam aptos, intelectualmente e eticamente, a pregar tendo por base o texto bíblico, sem incentivar o ódio e a intolerância?

Desde cedo, cultivo a liberdade de pensamento e de opinião, frequentando religiões diferentes aprendendo a admirar seus ritos e suas mensagens mas repudiando, visceralmente, a submissão a "meias verdades". Claro que a "verdade inteira" não está disponível mas daí a alimentar a minha fé por meio de trechos pinçados da Bíblia, pelo padre, pelo pastor ou por qualquer pregador... Então, decidi ler a bíblia do início. E levei um susto ao constatar que a Bíblia é um livro que relata e prega o uso de violências e crueldades inomináveis! Há salmos em que se clama pelo derramamento do sangue dos inimigos! E há o derramamento do sangue de animais  para purificar os pecados dos homens!

A crença no dever de amar ao próximo e a Deus sobre todas as coisas é incompatível com muitos dos versículos bíblicos que andam na boca de pessoas que pretendem transmitir regras de boa conduta.

Êxodus,7, 17, 18:
Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue. E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.

2 Samuel, 24 - 11 a 23
Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
Vai, e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.
Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.
Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.
Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniqüamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu. Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o SENHOR lhe tinha ordenado.
E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. E disse Araúna: Por que vem o rei meu Senhor ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo. Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha.
Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O SENHOR teu Deus tome prazer em ti.

Então, diante das incoerências, não só dos versículos citados mas de muitos outros, que tratam de violência, vingança e injustiça e, pasmem, até do arrependimento do SENHOR (Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão), cabe analisar a Bíblia como livro histórico. Não se pode, simplesmente, invocá-la como pretexto para punir e excluir pessoas como se depreenderia dos versículos seguintes:

"Levítico 18,22: Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante."

"Deuteronômio, 22 - 20, 21:  Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade,  levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra;".

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é mais generosa e sábia, permite a convivência e o respeito. E guarda sintonia com outros mandamentos bíblicos, estes sim, adequados a um mundo civilizado.

Mateus 7:1-5
"Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."

Mateus 5:43-47
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Tudo aquilo que, na bíblia, apontar para o confronto, para o ódio, para a exclusão, não poderia ser pregado. Não se deve incitar o ódio entre seres humanos usando palavras bíblicas! 

Nenhum comentário: