sábado, 22 de janeiro de 2011

O valor de uma escritora

Li, na Revista Época desta semana, reportagem sobre a escritora Thalita Rebouças que, aos 36 anos, já se aproxima da marca de um mihão de livros vendidos. Ela conta que, em sua primeira Bienal, subiu em uma cadeira chamando a atenção dos presentes para a sua obra. Ela própria se promoveu, muito justamente pois, afinal, quem publica quer ser lido. Não há espaço para modéstia ou insegurança quando o objetivo é comunicar. O artista e o escritor precisam, necessariamente, se expor.

Eu, aqui, muito longe de ser uma escritora, também almejo ser lida. E me surpreende constatar que este blog tem leitores fora do país. As estatísticas do Blogger exibem números modestos, compatíveis com meu desempenho, tão irregular, semanas e semanas sem postar nada. É que sou uma dona de casa muito ocupada...rrrssssss...

Hoje, recebi um email sobre o valor de uma dona de casa que vale resumir: o marido chega em casa  e encontra os filhos sujos, ainda de pijama, soltos  na rua. Entra e se depara com um cenário de desordem por toda a casa: brinquedos espalhados, restos de comida, geladeira aberta, TV alta, pia cheia de louça... Ele começa a entrar em pânico e se pergunta o que teria acontecido à esposa. Chega ao quarto e a surpreende deitada, ainda de pijama, lendo um livro... Ela, então, lhe diz, provocativa: todos os dias, quando você chega do trabalho, pergunta: afinal, o que você fez o dia inteiro? E ela completa: Bem... hoje eu não fiz nada.

Consciente da importância do meu trabalho no lar, não me sinto frustrada por essa limitação de tempo...
Mas que dá uma inveja da Thalita... não vou negar. Começando pelo fato de que, ela, desde cedo reconhecendo a própria vocação e talento, concentrou-se nesse propósito, não se dispersou, acreditou em si mesma.

Infelizmente, a escola não tem sido capaz de auxiliar o estudante na identificação de habilidades e talentos. Então, há um grande desperdício de recursos e muitos são direcionados por modismos, sufocando interesses naturais, enterrando seus talentos, como na parábola de Jesus, Evangelho de Mateus.

Escrevendo, aqui, ainda que esporadicamente, uso a minha habilidade com a escrita...Tento não enterrar um dos meus talentos. Afinal, postar na Internet é mais que subir na cadeira...rrrrrrrrrrrrrrrrsssssssssss

Nenhum comentário: