domingo, 25 de março de 2012

Controle social... Será?

De alguns anos para cá, fala-se muito em controle social como instrumento de combate à corrupção. Não resta dúvida de que, como contribuinte, como cidadão, todos temos o direito de exercer o papel de fiscalizador.

É fato que, quanto maior a mobilização da sociedade, mais restrito será o espaço de ação do crime organizado contra o Estado. Mas, o dever, a competência indelegável de exercer o controle sobre a gestão pública e da própria administração pública, por meio de seus servidores.

Além do mais, com um sistema educacional tão precário, a maioria, que não está capacitada para compreender e questionar, é presa fácil de promessas e chantagens dos maus políticos. A maioria troca direitos que lhes são assegurados constitucionalmente por "esmolas" e "favores".

Então, cumpre à própria administração, com seu quadro de servidores efetivos razoavelmente remunerados, coibir o desvio de recursos públicos atuando de forma preventiva. Se, por seus instrumentos de trabalho de uso cotidiano, não logra estabelecer um padrão mínimo de decência, é lícito suspeitar que o "mal" tenha se instalado nos núcleos centrais do poder.

Nenhum comentário: