domingo, 19 de agosto de 2007

Capeta? Tô Fora!

Li, agora mesmo, no “O Globo”, as conclusões do cientista social, Bernardo Sorj, quanto aos efeitos da Internet na Política brasileira: blogs e sites reforçam as crenças das pessoas que tendem a manter suas opiniões e se reúnem, no meio virtual, segundo padrões preexistentes. Preconceitos e estereótipos?

Segundo essa avaliação, quem lê José Dirceu não lê o blog do Cesar Maia, etc., etc. Quem lê o Reinaldo Azevedo, não lê o pensamento dito de esquerda?? Eu leio. Mas vejo que, efetivamente, muitos se comportam como os adeptos de religiões onde são induzidos, pelos próprios líderes espirituais, a não freqüentar outros credos, que seriam coisa do demo.

Minha filha contou-me sobre conhecidos seus que foram expulsos da Igreja Sara Nossa Terra porque desobedeceram a ordem de não ir a uma outra igreja de denominação evangélica. Fora do espaço das igrejas, livre do medo de ir para o inferno rsrsrsrsrs, por que agiríamos de maneira tão auto-limitadora? Que falsos líderes pretendam manipular e subjugar, é compreensível. Mas, por que tantos aderem assim, tão prontamente?

No meu último post, lá se vão cinco meses, registrei a minha estranheza declarando que “odeio rótulos”. A moda, hoje, é taxar de direitista e reacionário todos os que criticam o Governo Lula, cujo lema, ameaçador, parece equivaler ao de certas denominações evangélicas: “...ou você congrega aqui ou está com o capeta!”

Uma educação bem conduzida propicia a liberdade de pensar; porque a liberdade de pensar, de descobrir e de formar conceitos próprios é um fator de saúde que vai muito além do corpo.

2 comentários:

seis passeios pelos bosques da ficção disse...

A alma do Brasil tá doente!O corpo também, devido a todos os acontecimentos indigestos que pipocam na mídia!

Cadinho RoCo disse...

Não sou filiado a nenhum partido político, mas quer saber? Para mim a solução urgente para dar jeito neste país é o Impeachment Lula. O resto é ficar no lero lero dessa turma de engana povo que aussmiu o poder e destruiu o Brasil.
http://cadinhoroco.loginstyle.com