quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eu tenho certeza! E você, se acha?

Hoje pela manhã, tentei escandalizar o meu colega de trabalho abusando da sinceridade: Eu não me acho, eu tenho certeza.

Um mínimo de autoconfiança e de autoestima  é necessário para levar adiante qualquer empreitada. Autoconfiança e autoestima não estão disponíveis em pacotes oferecidos pelas academias que tentam vender saúde; ou nos enxertos de silicone disponíveis em consultórios de cirurgiões comprometidos com metas elevadas de faturamento.

Siliconados e malhados se acham, apenas se acham. E que me perdoem pela generalização, trata-se de um recurso literário para conferir força ao texto. Mas, que se acham, se acham.

Pessoas que se acham  costumam ser arrogantes, um poço de empáfias, vestem-se de vaidades e de artificialidades e parecem acreditar que é bonito ser feio! Feio, sim. Nada mais rídiculo, na face da terra, do que a pessoa que se acha. Apesar de suas vestes de marca, seus carros de luxo... São, quase sempre, patéticas.

Quem tem certeza, tem, também simplicidade e humildade. Dispensa discursos vazios e nariz empinado. A certeza é construída, conquistada, pelo empenho, pela dedicação com que se vai à luta na realização das próprias obrigações, seja qual for o ofício. A certeza passa pela boa educação e não admite falsas modéstias. Se eu sei, preciso demonstrar fazendo o melhor que posso, sem submissão aos "siliconados" e "malhados". Para esses, quem tem certeza reserva uma boa dose de misericórdia e de paciência.

Quem tem certeza, precisa liderar, não pode se submeter à arrogância dos ignorantes a pretexto de ser humilde.

Nenhum comentário: